Apresentação do Projeto

 

"A Horta Biológica enriquece a nossa Escola com um novo instrumento pedagógico e uma estratégia didática para a abordagem do ensino das ciências, da cidadania e da sustentabilidade, quer no ensino regular quer na Educação Especial, proporcionando abordagens significativas transversais a várias áreas do saber."


Enquadramento da Horta Pedagógica

Assumindo a tradição ancestral da nossa Terra, a horta pedagógica pretende ser uma grande ferramenta onde se pode demostrar que dependemos da produção de alimentos para a nossa alimentação e por isso é importante saber cultivá-los. Para além disso, através da horta pedagógica, podemos ensinar a mudar o conceito de utilização de resíduos, despertando nos alunos o conceito de reaproveitamento e incutindo-lhes uma maior consciência planetária.

Pensando numa educação que considera os diversos campos do saber e as suas aproximações com a noção de interdisciplinaridade, pretende-se levar os alunos a repensar os seus hábitos alimentares fomentando o gosto pelo consumo de alimentos saudáveis. Por meio de práticas sustentáveis de produção e do consumo dos produtos da horta, pretende-se demonstrar a importância deste espaço para uma educação integradora que leve em consideração a saúde, a qualidade de vida em toda a sua plenitude e do planeta como um todo. Nessa perspetiva, a horta pode ser considerada uma relevante ferramenta pedagógica que possibilita a abordagem interdisciplinar de conhecimentos sobre o ambiente, aprendizagens relacionadas com as várias disciplinas que colaborem para uma outra perceção sobre o consumo, a produção de alimentos e a saúde.

No espaço da horta pedagógica encontramos formas, recursos e processos de vida a partir dos quais podemos conceitualizar o currículo escolar, além de que o processo de manutenção e cuidado de uma horta suscita o desenvolvimento de diversos conhecimentos, habilidades e competências. A experiência da horta pode ainda ser encarada pelas crianças como desenvolvimento de uma fonte de mistérios, na medida em que se desenvolvem valores, sentimentos e atitudes relacionadas com a terra como: a vida, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação e da renovação.


Objetivos

  • Promover sensibilização ambiental;

  • Promover a alimentação saudável;

  • Promover as relações interpessoais;

  • Valorizar a criatividade e a originalidade;

  • Desenvolver competências através de trabalho prático;

  • Fomentar o trabalho de equipa;

  • Conhecer o modo de produção biológico;

  • Promover um ensino mais ativo;

  • Sensibilizar para a reutilização dos resíduos orgânicos existentes no próprio local da horta, como as folhas das árvores para a formação da pilha de compostagem;

  • Alertar a comunidade escolar para a produção e consumo sustentáveis;

  • Preservar as práticas e culturas tradicionais.

Prof.ª Angelina Veiga

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apanha de legumes na horta

Os primeiros legumes a serem apanhados na horta no final da estação do inverno e início da primavera foram a ervilha torta (quebrada), salsa...